O forno elétrico indutivo é uma máquina elétrica e estática, cuja finalidade é o aquecimento de fluido através de indução eletromagnética.
Objetivando um melhor e mais amplo aproveitamento de energia elétrica, foi proposto este sistema de aquecimento direto, que elimina as perdas dos sistemas convencionais de troca de calor que são indiretos.
Os fornos indutivos são equipamentos compactos que podem ser instalados ao lado do ponto de consumo, reduzindo desta forma a perda de energia ao longo das linhas de alimentação do processo.
A origem do Forno elétrico indutivo LCM remonta dos princípios do transformador.
O conceito resume-se em aplicar tensão nas bobinas primárias, obtendo-se calor no feixe tubular da dita bobina secundária, através de efeito Joule.
A bobina tem seus teminais curto-circuitados e toda energia elétrica aplicada no primário será transformada em energia térmica secundário, por onde circula o fluído.
Este fato resulta em um altíssimo rendimento termoelétrico de 95%.
O controle de potência do forno indutivo é obtido através da variação da tensão de alimentação, oque proporciona regular a temperatura, viscosidade e densidade com precisão, resultados estes que não são alcançados em outros sistemas de aquecimento.
Referente aos pontos quentes ou hot points, em função de podermos dosar a densidade e potência (W/cm²), conseguimos uma dissipação térmica homogênea ao longo da tubulação e assim os eliminamos.
O Forno elétrico indutivo LCM em termos industriais, não é um item de “prateleira”, sendo assim trata-se de um equipamento diferenciado para cada cliente de acordo com as necessidades do processo (tipo e estado do fluído, vazões máximas e mínimas, temperaturas desejadas a serem atingidas e mantidas, voltagem disponível, etc…) com isso nasce um projeto específico no campo de engenharia térmica.
Tenha uma análise mais detalhada de nosso produto e clique aqui para download de nosso catálogo.